Encontro ocorreu na Santa Cecília |
Na noite desta quinta-feira, cerca de 100 pessoas participaram da Audiência Pública sobre o Passe Livre, na Sociedade Santa Cecília. A reunião contou com a presença da prefeita Tânia da Silva, da secretária de Educação, Adriana Trierweiler, do representante da Associação dos Estudantes Universitários de Dois Irmãos (AUDI), Lázaro Ribeiro, do Técnico da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Hélio Schreinert Filho, do Diretor de Transportes Metropolitanos, Marcos Damiani, do presidente da UGES (União Gaúcha dos Estudantes Segundaristas), Rodrigo Rodrigues, e do presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes), Fábio Kucera. A audiência foi realizada com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Passe Livre e, principalmente, dar explicações sobre o atraso na entrega das carteirinhas e dos tickets, que garantem o transporte gratuito para os estudantes até as instituições de ensino. As carteirinhas eram para ter sido entregues até o dia 15 de fevereiro, porém, muitos dos alunos - passado mais de um mês da data, ainda não receberam as suas.
Prefeita destacou parceria com a AUDI
Autoridades expuseram a situação |
A prefeita Tânia deu início à audiência e destacou a boa parceria mantida com a AUDI. “Ajudar os alunos a seguir nos estudos, procurar uma formação melhor sempre foi um dos objetivos da administração, por isso a parceria entre prefeitura e AUDI, auxiliando no transporte dos alunos. É um incentivo para estudar, desde o início foi uma parceria que deu certo”, disse ela, destacando que nem prefeitura, nem AUDI e nem o Estado estão contentes com a situação, se referindo ao atraso na entrega das carteirinhas e dos tickets. “Quem está sendo prejudicado é o aluno, que está tendo que pagar a passagem em valor integral, tendo que tirar do seu bolso”, acrescentou. O técnico da Metroplan ressaltou que o programa está iniciando, e por isso a demora na entrega. “É um programa que está iniciando, é novo, e a gente não tinha experiência”, explicou ele, se referindo ao Governo do Estado. “A população não tem culpa do que ocorreu. Foi problema nosso, do serviço público. Muita coisa ainda vai ter que melhorar”, completou Hélio.
O representante da AUDI, Lázaro Ribeiro, também mostrou descontentamento com a situação. “Vejo que nós nos encontramos, pais e alunos, em uma situação complicada, e queremos uma resposta. Nos mobilizamos, nos organizamos, e as carteirinhas eram para ser entregues até fevereiro, mas as aulas começaram, as mensalidades já estão aí, todo mundo está tentando se virar como dá, fazendo trabalhos extras, enfim, todo mundo quer que isso se resolva da melhor maneira possível”, destacou o estudante dois-irmonense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário