Blog do Jornal Dois Irmãos


29 de out. de 2014

Eleitores que não votaram têm 60 dias para justificar

Os eleitores que não compareceram às urnas têm 60 dias para justificar a ausência e regularizar sua situação junto ao Cartório Eleitoral, pagando multa de R$ 3,51. O prazo para justificar o 1º turno vai até dia 4 de dezembro. No 2º turno, até 26 de dezembro. No Rio Grande do Sul, é possível que o eleitor preencha um formulário no site do TRE-RS (www.tre-rs.jus.br) para fazer a justificativa. É preciso anexar um comprovante que confirme a ausência no município onde vota.
Quem não estiver com a situação eleitoral regularizada será proibido de: obter passaporte ou carteira de identidade, receber salário de emprego público, autárquico ou paraestatal, participar de concorrência pública com órgãos municipais, estaduais ou federais, obter empréstimos com bancos públicos, inscrever-se ou tomar posse em concurso público, matricular-se em instituições de ensino públicas, entre outras punições. Em todo o Brasil, 30,1 milhões de brasileiros não compareceram às urnas no segundo turno. Em Dois Irmãos, 2.685 não compareceram correspondendo a 12,12% do número total aptos a votar. Em Morro Reuter, 534 não compareceram correspondendo a 10,66%.  
Conforme o TRE-RS, cadastro desatualizado, nomes de pessoas que morreram ou mudaram de cidade, motivos individuais e mesmo desinteresse pela ajuda podem ser motivos pela grande ausência dos eleitores neste segundo turno em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário