Os eleitores que não compareceram às urnas têm 60 dias para justificar a ausência e regularizar sua situação junto ao Cartório Eleitoral, pagando multa de R$ 3,51. O prazo para justificar o 1º turno vai até dia 4 de dezembro. No 2º turno, até 26 de dezembro. No Rio Grande do Sul, é possível que o eleitor preencha um formulário no site do TRE-RS (www.tre-rs.jus.br) para fazer a justificativa. É preciso anexar um comprovante que confirme a ausência no município onde vota.
Quem não estiver com a situação eleitoral regularizada será proibido de: obter passaporte ou carteira de identidade, receber salário de emprego público, autárquico ou paraestatal, participar de concorrência pública com órgãos municipais, estaduais ou federais, obter empréstimos com bancos públicos, inscrever-se ou tomar posse em concurso público, matricular-se em instituições de ensino públicas, entre outras punições. Em todo o Brasil, 30,1 milhões de brasileiros não compareceram às urnas no segundo turno. Em Dois Irmãos, 2.685 não compareceram correspondendo a 12,12% do número total aptos a votar. Em Morro Reuter, 534 não compareceram correspondendo a 10,66%.
Conforme o TRE-RS, cadastro desatualizado, nomes de pessoas que morreram ou mudaram de cidade, motivos individuais e mesmo desinteresse pela ajuda podem ser motivos pela grande ausência dos eleitores neste segundo turno em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário