A Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Meio Ambiente está intensificando a campanha de prevenção da leptospirose. Com a chegada do verão devem ser intensificados os cuidados para que não ocorra a proliferação de ratos e outros animais transmissores de doenças.
Vários fatores podem colaborar para o aparecimento desses vetores. Manter criações de galinhas, porcos e gado próximas da residência pode atrair ratos devido aos restos de alimentos. É necessário manter os espaços limpos bem organizados e não deixar galpões velhos onde possa se acumular lixo. Pilhas de tijolos, telhas, restos de materiais de construção ou lenha funcionam como casas para esses roedores. O ideal é manter os pátios limpos, acondicionar o lixo em lixeiras altas ou latas com tampas e não deixar restos de comida nos pratos dos animais de estimação ou outros animais domésticos. A chefe do Departamento de Meio Ambiente, Rejane Juver enfatiza que os vetores só se proliferam porque encontram condições para se alimentarem e procriarem. “O lixo e o acúmulo de entulhos nos pátios das casas, bem como alimentos estocados em galpões ou depósitos sem a devida higiene são locais propícios para a proliferação de ratos”, salienta ela.
Cuidados importantes são necessários para evitar o contágio da doença. O uso de luvas e botas quando forem mexer com lixo, entulhos, na terra ou em locais úmidos é imprescindível. É necessário canalizar saídas de águas, de pias, máquinas de lavar roupa ou louça, esgoto e até mesmo da chuva, para evitar o acúmulo em valas. Também os bueiros e ralos devem ser mantidos com grades de malha mais fina e tampas. “Detalhes como fendas nas paredes, frestas em telhados, forros ou janelas podem ser espaços abertos para que esses roedores entrem nas casas. Se forem encontrados alimentos que tenham a embalagem roída, com vestígios de urina ou fezes de roedores, descarte imediatamente. Procurem guardar os alimentos em potes fechados e em locais altos”, sugere a chefe de departamento.
Outra dica importante é não despejar óleo de cozinha ou comida nas bocas-de-lobo ou no terreno. É importante observar os dias e horário de retirada em seu bairro para que os resíduos domésticos, sejam colocados nos locais no máximo duas horas antes do recolhimento, evitando o acúmulo e também que cães, gatos ou outros animais rompam os sacos ou sacolas, espalhando o material pela rua. “Lembramos a comunidade de que aos sábados à tarde e aos domingos, não há coleta. O ideal é que depositem seus resíduos em casa, em recipientes fechados, até a segunda-feira”, sugere Rejane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário