Uma importante reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, na prefeitura, para tratar de novos investimentos na área de segurança pública.
O motivo principal do encontro era a devolução de 200 mil reais das economias do Poder Legislativo para os cofres da prefeitura. No entanto, o debate sobre investimentos em segurança acabou se estendendo por quase uma hora. Participaram da reunião a prefeita Tânia da Silva, o vice-prefeito Jerri Meneghetti, o presidente da Câmara de Vereadores, Jailton Proença; a delegada Ariadne Langanke, o comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, tenente Francisco Antônio Maria; o presidente do Consepro, Marco Alles; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Marcelo Carpes; além de outras autoridades e secretários municipais.
A prefeita Tânia afirmou que os 200 mil das economias do Poder Legislativo serão usados para realizar melhorias na base da Brigada Militar e na instalação de câmeras de segurança no bairro Travessão. Ela ressalta que não foi por falta de recurso que essas melhorias não foram feitas ainda. “Antes, é preciso realizar um levantamento de locais estratégicos e empresas para prestar o serviço de instalação dos equipamentos”, disse ela. O presidente do Consepro reforçou as palavras da prefeita. “O número de empresas que se ofereceram para realizar a execução do projeto foi imensa, porém, cada uma aparecia com um valor, uma tecnologia e um sistema diferentes. Então resolvemos contratar um engenheiro para desenvolver um projeto e apenas contratar uma empresa para executá-lo depois”, comentou Marco Alles.
O tenente Francisco ressaltou a importância de trabalhar em conjunto nessas situações. “A missão da BM termina onde a da Polícia Civil começa. Porém, trabalhamos de forma integrada”, afirmou. O tenente já fez um levantamento prévio dos pontos mais críticos no Travessão para auxiliar no projeto. O presidente da Câmara lembrou que a ideia das câmeras de segurança surgiu assim que teve início a onda de assaltos na cidade. “Nossa maior preocupação no momento é a segurança da população. Hoje estamos cumprindo o que foi dito no mês de julho, durante a audiência pública”, disse ele, sobre a devolução do recurso. O major Carpes reconheceu a importância de uma administração municipal pensar na base e na estrutura da segurança. “Aqui se vê um município e uma comunidade comprometidos com a segurança pública e seu planejamento. Se depender de mim, do tenente e da delegada, a comunidade será muito bem atendida”, afirmou.
SERÃO 200 MIL NO PROJETO
Na audiência de julho, a prefeita afirmou que investiria 200 mil reais no projeto das câmeras. Com a devolução dos 200 mil do Poder Legislativo, ela não pretende mais utilizar os 200 mil do recurso livre da prefeitura, como já havia antecipado. “Os valores investidos em segurança pública no município chegarão aos R$ 600 mil em 2014”, concluiu ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário