Blog do Jornal Dois Irmãos


4 de nov. de 2014

Feira de Saúde e Bem Estar será sábado no Parcão

Unidade Móvel do Hemocentro estará em Dois Irmãos para coleta de sangue


O Lions Clube de Dois Irmãos promove no próximo sábado, dia 8, a 2ª Feira de Saúde e Bem Estar. O evento ocorre no Parque Municipal Romeo Wolf, das 9h às 16h. Serão oferecidos diversos exames gratuitos como Hepatite (HBsAg), Hepatite C, Glicose, Colesterol, Triglicerídeos, Tipagem Sanguínea, PSA (próstata), HIV e testes de visão. No turno da tarde haverá oficina de corte de cabelo e manicure. Além disso, das 9h às 16h, será realizada a campanha de doação de sangue, com o ônibus do Hemocentro no local. Para a doação, os interessados devem fazer inscrição prévia através dos telefones 3564-1124 ou 3564-1184, na Secretaria Municipal de Saúde. A presidente do Lions Clube de Dois Irmãos, Marisa Feiten, convida todos para participar do evento gratuito. “Será um dia dedicado à saúde e ao bem estar das pessoas. Além disso, venha doar sangue, que é um gesto tão simples e que salva tantas vidas”, convida Marisa.

Requisitos para doar sangue

Estar em boas condições de saúde; levar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais); Pesar 50 kg  ou mais; não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Alguns Impedimentos Definitivos

Doença de Chagas ou Malária; hepatite após os 10 anos de idade; ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV; uso de drogas injetáveis.
Alguns Impedimentos Temporários
Gripe ou febre; gravidez; 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; realização de tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses; exposição à situação de risco para a AIDS (como por exemplo ter múltiplos parceiros sexuais ou ter parceiros usuários de drogas).

Etapas para a doação

Recepção onde apresenta um documento de identificação. Verificação dos sinais vitais (batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura, e peso), e teste de anemia, quando é coletada uma pequena gota de sangue para verificar se o candidato a doador não é ou está anêmico. Entrevista confidencial e avaliação com o médico, quando a sinceridade nas respostas às perguntas é fundamental. Todas as informações prestadas pelo doador são tratadas com sigilo absoluto pelos técnicos do HEMORGS. Coleta de sangue (aproximadamente 450 ml). Doador recebe um lanche e é aconselhado a tomar bastante líquido e repousar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário