Blog do Jornal Dois Irmãos


5 de jun. de 2015

Clientes reclamam da demora em bancos


Já esperou quanto tempo em uma fila de banco? 20 minutos, 30 minutos ou até uma hora? Você sabia que o tempo máximo de espera, desde o momento em que o consumidor entra na fila até ele ser atendido, não deve passar de 20 minutos para dias normais e de 30 minutos para dias de pico, conforme acordo firmado entre as empresas e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban)? As instituições também devem divulgar o tempo máximo de espera para atendimento, em local visível, em mural ou cartaz com dimensão mínima de 60 cm de altura por 50 cm de largura, conforme a Lei Municipal 2.466, de 2007.
Infelizmente, os bancos muitas vezes descumprem esse tempo de espera. A funcionária pública Leila Giehl, 42 anos, utiliza os caixas somente quando sente dificuldades nos caixas eletrônicos. “Fui num dia normal ao Banco do Brasil e esperei mais de 30 minutos até ser atendida. Percebo que os bancos têm os caixas prioritários, mas, geralmente, um funcionário do banco atende as duas demandas nos horários de meio-dia, quando a procura do público é maior”, diz Leila. Ela ressalta que deveria ter uma lei que regulamente um caixa único e exclusivo para atendimento prioritário. “Tem que haver uma regra que beneficie o maior número possível de pessoas”, conclui. A professora Keina Backes, 30 anos, usa frequentemente o Banco do Brasil devido aos recursos federais repassados para a escola. “Inúmeras vezes fiquei esperando mais do que o tempo previsto em lei. Justo na hora de maior fluxo de pessoas, ao meio-dia, por vezes tem apenas um funcionário nas mesas de atendimento. Muitas pessoas desistem durante a espera”, comenta.
Outros clientes procuraram a redação do Jornal Dois Irmãos para reclamar, mas não queriam se identificar, por medo de represálias e de se expor. Em diferentes tentativas de contato com as agências do Banco do Brasil e Banrisul, de Dois Irmãos, após reclamações dos próprios clientes, nenhuma das instituições deu retorno.

Reclamações no Protocolo da Prefeitura
Segundo Francesca Thomas, do Setor da Fiscalização da prefeitura de Dois Irmãos, não foram registradas reclamações contra as instituições bancárias nos últimos 18 meses. “Após receber uma denúncia, a fiscalização adverte o banco, já na segunda reclamação, a instituição é multada em o equivalente a 10 BCM (base de cálculo do município), que corresponde a R$ 2.728. Caso o banco não resolva o problema após a notificação e a multa, o valor da multa dobra na terceira reclamação”, explica Francesca.


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