Já
esperou quanto tempo em uma fila de banco? 20 minutos, 30 minutos ou até uma
hora? Você sabia que o tempo máximo de espera, desde o momento em que o
consumidor entra na fila até ele ser atendido, não deve passar de 20 minutos
para dias normais e de 30 minutos para dias de pico, conforme acordo firmado
entre as empresas e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban)? As
instituições também devem divulgar o tempo máximo de espera para atendimento,
em local visível, em mural ou cartaz com dimensão mínima de 60 cm de altura por
50 cm de largura, conforme a Lei Municipal 2.466, de 2007.
Infelizmente,
os bancos muitas vezes descumprem esse tempo de espera. A funcionária pública
Leila Giehl, 42 anos, utiliza os caixas somente quando sente dificuldades nos
caixas eletrônicos. “Fui num dia normal ao Banco do Brasil e esperei mais de 30
minutos até ser atendida. Percebo que os bancos têm os caixas prioritários,
mas, geralmente, um funcionário do banco atende as duas demandas nos horários
de meio-dia, quando a procura do público é maior”, diz Leila. Ela ressalta que
deveria ter uma lei que regulamente um caixa único e exclusivo para atendimento
prioritário. “Tem que haver uma regra que beneficie o maior número possível de
pessoas”, conclui. A professora Keina Backes, 30 anos, usa frequentemente o
Banco do Brasil devido aos recursos federais repassados para a escola. “Inúmeras
vezes fiquei esperando mais do que o tempo previsto em lei. Justo na hora de
maior fluxo de pessoas, ao meio-dia, por vezes tem apenas um funcionário nas
mesas de atendimento. Muitas pessoas desistem durante a espera”, comenta.
Outros
clientes procuraram a redação do Jornal Dois Irmãos para reclamar, mas não
queriam se identificar, por medo de represálias e de se expor. Em diferentes
tentativas de contato com as agências do Banco do Brasil e Banrisul, de Dois
Irmãos, após reclamações dos próprios clientes, nenhuma das instituições deu
retorno.
Reclamações no
Protocolo da Prefeitura
Segundo
Francesca Thomas, do Setor da Fiscalização da prefeitura de Dois Irmãos, não
foram registradas reclamações contra as instituições bancárias nos últimos 18
meses. “Após receber uma denúncia, a fiscalização adverte o banco, já na
segunda reclamação, a instituição é multada em o equivalente a 10 BCM (base de
cálculo do município), que corresponde a R$ 2.728. Caso o banco não resolva o
problema após a notificação e a multa, o valor da multa dobra na terceira
reclamação”, explica Francesca.
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