Blog do Jornal Dois Irmãos


5 de jun. de 2015

“Nosso trabalho é nota 9”, diz Tânia



Eleita em 7 de outubro de 2012, Tânia Terezinha da Silva, de 51 anos, é a primeira prefeita negra a administrar uma cidade gaúcha, e de colonização alemã. Ganhou as eleições com 610 votos de diferença. “Eu e o Jerri (Meneghetti) focamos em aprender ‘debate e correr rua’. Fomos a cantos que vocês nem imaginam. Unidos, entramos na campanha com a convicção de que éramos o melhor para Dois Irmãos. Entre nós, e todo o nosso grupo, tínhamos a mesma fala. Claro que houve discussões, mas foram para o bem”, conta ela, lembrando com detalhes as vésperas da eleição. “No sábado, quando cheguei em casa, tive a sensação de que tinha feito tudo dentro do possível e do imaginável”, diz Tânia, que horas mais tarde se tornaria a primeira prefeita negra em uma cidade gaúcha.
No dia da eleição, uma mistura de sentimentos. “A apuração foi tão rápida que saiu quase que simultânea à nossa. Pedia a todo momento que Deus fizesse o que era melhor para Dois Irmãos”, relembra ela, que chegou ao máximo do nervosismo. “Os números oscilavam a cada momento e o nervosismo já não cabia mais em mim. Teve um momento em que precisei ficar sozinha. Fui para o banheiro, me ajoelhei e disse ‘Deus, tu disse que íriamos ganhar, não vai tirar isso de mim agora’. Na hora em que saiu o resultado oficial, me deu um vazio imenso, parecia que tudo o que estava acontecendo não era comigo. Parecia que tudo a minha volta era um filme e eu fazia parte dele. Eu não tinha apoderamento daquela conquista. Foi um sentimento de euforia. Todo mundo gritando, pulando e se abraçando”, comenta Tânia, que se disse abençoada pelos céus. “Saí e vi aquelas nuvens cobrindo o céu, e veio muita chuva. Até o céu me abençoou”. Leia mais na entrevista a seguir:



Que avaliação faz do seu mandato até aqui?
Prefeita Tânia- A avaliação que faço do nosso trabalho dentro da prefeitura é 9. Estamos conseguindo manter os trabalhos em funcionamento, honrando com os compromissos financeiros sem atraso, ampliando a rede de atenção básica e incluindo especialidades. Também assumimos as crianças de mais de cinco anos e as de 0 a 4 anos do município, apoiamos e seguimos apoiando as empresas, para que fiquem aqui, e também atraindo novas empresas. Enfim, estamos conseguindo contemplar vários segmentos e, apesar da crise no país e no Estado, com o apoio da comunidade estamos conseguindo fazer um bom governo. Também diminuímos em cerca de 50% o número de famílias que recebem o Bolsa Família, e isso graças ao trabalho do serviço social, atuando em rede. Nestes 10% que ainda podemos e queremos avançar está, em especial, a mobilidade urbana. Porém, precisamos dar prioridade a três coisas: educação, saúde e segurança pública.

 O que mudou no município 29 meses depois da sua posse?
Prefeita Tânia- Na saúde, sem dúvida, foi o momento em que compramos, efetivamente, o Hospital São José, e estamos fazendo gestão através de uma empresa licitada. E outra grande mudança é o cuidado com a manutenção dos espaços públicos, o cuidado em manter os lugares acolhedores para a comunidade de Dois Irmãos e para as pessoas que nos visitam. Enfim, a prefeitura está mais leve. Outra coisa que me deixa muito feliz, é quando as pessoas me elogiam ou me criticam, porque é sinal de que a comunidade tem liberdade de chegar em mim e falar, e se as pessoas conseguem me encontrar na rua, é porque a pessoa tem acesso a mim.

E o que mudou na pessoa da Tânia Terezinha da Silva?
Prefeita Tânia- Posso sair do espaço físico da prefeitura, mas a prefeitura não sai de dentro de mim. Isso eu trago dentro de mim. Mas, quando vou a algum lugar, não deixo de me divertir e procuro sentar perto de pessoas que não falem de política. Os compromissos aumentaram e o tempo ficou mais curto, mas sempre encontro uma maneira de estar com minha mãe e meus filhos. Ou sair para almoçar, ou tomar um chimarrão. Não podemos abrir mão dessas coisas. Também fiquei mais madura, tive que me apropriar de mais coisas. Uma coisa é se apropriar da saúde, e outra coisa é se apropriar de todos os outros setores. E talvez eu tenha perdido muitos amigos nessa caminhada, porque quando entramos aqui, precisamos pensar no coletivo.

O que dá mais prazer em ser prefeita?
Prefeita Tânia- Nos tempos de escola, os professores diziam ‘tenho certeza que dessa sala vão sair muitos líderes, governadores, prefeitos, empresários’. Mas eu nunca imaginei que seria prefeita um dia. Fico muito feliz em ser um dos orgulhos da minha família e em saber e ter certeza que estou fazendo diferença em muitas vidas. Me enche de prazer e orgulho quando vejo que pessoas tentam se espelhar em mim e percebem que quando a gente trabalha e luta pelo que quer, a gente dá passos que nem imaginava. Não me acho com poder, e nem tenho. Sou igual a todo mundo na rua. Minha essência continua a mesma. Sou a mesma Tânia, que gosta de sair e se divertir, usar vestido e salto alto. A mesma técnica de enfermagem, mas com uma caminhada a mais.

E o que dá mais dor de cabeça?
Prefeita Tânia- Numa gestão, é preciso pensar no coletivo, com ações dentro da lei, do que prevê a legislação, e muitas vezes não conseguimos atender pedidos individuais em razão disso. Quando dizemos SIM ou dizemos NÃO, dizemos sempre baseados nas leis. Não perpassa pela nossa vontade, mais sim por toda a legislação, e isso às vezes me entristece.

Sobre o Postão 24h, qual será o caminho a seguir?
Prefeita Tânia- Isto está sendo debatido com o Conselho Municipal de Saúde. A situação vem se arrastando desde 2006, quando eles pediram a devolução do prédio, alegando que precisavam de mais espaço para a Previdência Social, e agora, ou nós tomamos uma atitude ou deixamos que eles entrem através de via judicial. Mas, se a situação existe e está posta, precisamos enfrentar e não fugir. O prédio do hospital é da prefeitura, e um estudo está sendo feito para avaliar se é ou não viável trazer a emergência e a urgência para dentro do hospital. Este estudo avalia onde fazer, quais as adaptações necessárias e o fluxo desse atendimento, por exemplo. Com essa situação, percebemos que é através das dificuldades que encontramos o crescimento, só depende da nossa atuação.

Vai ser candidata à reeleição em 2016?
Prefeita Tânia- Em primeiro lugar, a gente precisa trabalhar, pois as eleições são em outubro de 2016, e temos muito o que fazer até junho do ano que vem. E, essa decisão não é decisão minha, é dos três partidos (PP, PTB e PMDB), é uma decisão em colegiado. Até lá, temos planos e muitas metas a serem atingidas, como por exemplo, na mobilidade urbana, como já citei. E quando falo em mobilidade urbana, não me refiro só a asfaltamento. Sobre as eleições, na primeira vez em que concorri, foi uma solicitação da base. Agora, vou respeitar, também, o que escutarmos nas ruas. Quero ver nos olhos das pessoas que elas estão felizes com meu trabalho e da administração. Quero perceber o orgulho que eles têm em me ver como prefeita. Eu preciso acreditar em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário