Blog do Jornal Dois Irmãos


29 de jun. de 2015

Três belas histórias do Dudu Gaiteiro




Duas semanas atrás, Dudu Gaiteiro esteve em São Paulo, para fazer a abertura da BPR, a Montaria em Touros, no rodeio de Americana. Originalmente, Dudu toca o Hino Nacional nesse evento. Mas o menino surpreendeu o público de dezenas de milhares de pessoas, ao tocar, de supetão, a música Longa Estrada da Vida, fazendo uma homenagem ao falecido cantor José Rico. A música, por incrível que pareça, foi composta por José Rico para ser tocada “quando ele morresse”. E, diante de 90 mil pessoas, o talentoso gaiteiro dois-irmonense puxou o fole e levou a plateia ao delírio e às lágrimas, lembrando do grande cantor recentemente falecido.

Outra dele
Na quinta-feira, dia 25, diante da comoção geral que ocorreu entre os nativistas gaúchos, quando faleceu Nico Fagundes, Dudu compareceu ao velório, que ocorria no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Dudu foi vestido com sua pilcha, e levava no pescoço o tradicional lenço branco. Dudu não sabia, mas Nico sempre dizia aos parentes mais próximo que, em sua morte, o que ele mais gostaria era que um anjo menino viesse pilchado de gaúcho, tendo um lenço branco no pescoço, e que esse anjo conduzisse sua alma até o céu. E, sem saber disso, lá chegou o Dudu Gaiteiro. Ao ser visto por Ernesto e Neto Fagundes, os sobrinhos mais próximos de Nico, logo foi levado por eles até o caixão de Nico, deixando todos naquele salão no Palácio Piratini com água nos olhos.

Uma para a história
Ontem, domingo, na Festa do Peixe, em Tramandaí, Dudu Gaiteiro estava se apresentando no show do Padre Alessandro Campos (foto), e, ao final, após ser avisado que seria levado para apresentar-se na TV Aparecida, em São Paulo, Dudu pediu para fazer “um desafio na gaita”, especialmente para o padre, que além de cantor também arranha na gaita. O padre aceitou e, então, Dudu tocou uma música, mas em meio a ela tocou ao mesmo tempo com as duas mãos na baixaria e, em seguida, com as duas mãos no teclado, levando o público a aplaudi-lo de pé. A imagem assemelhava-se a dos grandes músicos que, em certos momentos, tomados pela emoção das notas musicais, reinventam os instrumentos, tocando-os de várias formas, como fazia Jimmy Hendrix e Alice Cooper, e erguem-se de uma hora para outra como modelos para outros músicos.
Esse é o nosso Dudu Gaiteiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário