Blog do Jornal Dois Irmãos


6 de ago. de 2013

Agosto: mês do cachorro louco e faminto por sexo

Veterinária explica que neste mês aumenta o número de fêmeas no cio

Com certeza você já ouviu a expressão que agosto é o “Mês do cachorro louco”. Agosto também é considerado o mês do desgosto, azar e de muita energia negativa. São muitos acontecimentos históricos que podem fazer as pessoas acreditar que realmente possa ser um mês supersticioso. Entre alguns fatos históricos podemos citar que, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, no fim da II Guerra Mundial, Getúlio Vargas se matou em 24 de agosto de 1954, o Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas, começou a ser construído em 13 de agosto de 1961 e Juscelino Kubitscheck morreu em um acidente de carro em 22 de agosto de 1976.
De acordo com a veterinária Katia Michele Hoffmann, o motivo da expressão do “Mês do cachorro louco” é que em agosto aumenta o número de fêmeas no cio por causa do clima. “Os machos ficam muito agitados com os "odores" que sentem no ar. Eles ficam parecendo 'loucos' e brigam para disputar quem vai cruzar com a fêmea, estes machos se machucavam muito por mordidas, levando a um aumento através da saliva da disseminação do vírus da raiva levando a doença”, diz a veterinária. Ainda segundo a veterinária, hoje em dia a doença da raiva é controlada com vacinação, mas mesmo assim as pessoas não devem deixar de vacinar anualmente os seus animais de estimação como cachorros e gatos.
Para evitar grandes problemas como as brigas entre os animais para disputar a fêmea, a veterinária orienta a castração. “É o método de controle mais eficaz e que não causa danos futuros tanto em cadelas quanto em gatas para evitar cio, gestações indesejadas, infecções de útero e tumores. Após serem castradas as fêmeas passam a ter uma vida mais longa e mais saudável”, explica Katia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário