Blog do Jornal Dois Irmãos


8 de ago. de 2013

E você, vai ser o quê?

 Na manhã desta quinta-feira, alunos da 3ª série do ensino médio do Imaculada Conceiçãoparticipação do Fórum das Profissões, com a presença 
de profissionais de diversas áreas







 E você, já sabe para qual curso vai prestar vestibular? E em qual universidade? Pois é, final de ano é época de vestibular, nas universida­des particulares e federais. Com a aproximação do dia das provas, os milhões de jovens que irão prestar o vestibular enfrentam uma série de dúvidas e o nervosismo aumen­ta cada vez mais, afinal, é o futuro profissional deles que está em jogo.
Para muitos, apesar de fazerem a prova, a dúvida é presente até o último segundo. Muitos acabam se inscrevendo em cursos diferentes, em várias universidades, deixando a sorte dar a última palavra. Com 17 ou 18 anos de idade, este é certa­mente um momento de tomar uma decisão difícil. Nos últimos anos, tomar essa decisão vem sendo cada vez mais difícil, e por várias razões. Uma das maiores é que o número de cursos oferecidos aumentou muito.
Na manhã de hoje, o Colégio Imaculada Conceição promoveu o Fórum das Profissões para os alu­nos da turma 301, da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo da ativi­dade é oportunizar que os alunos tirem dúvidas e conheçam um pou­co mais sobre cada uma das profis­sões, em quais áreas podem atuar, as dificuldades e as glórias. “Reali­zamos a amostra todos os anos, com diferentes profissionais. Outro obje­tivo é trazer ex-alunos que agora se firmaram no mercado de trabalho, e que servem de exemplo. A atividade propõe que os alunos tenham uma explanação das diversas profissões, e que os profissionais digam como eles veem o mercado de trabalho”, desta­ca a professora Fabiane Schmitt.

O fórum iniciou às 8h e se esten­deu até por volta das 11h. Entre os profissionais, estiveram presentes a Juíza Ângela Roberta Paps Dumer­que, juíza da Comarca de Dois Ir­mãos; o veterinário Cristiano Zarth; a psicóloga Denise Frey; o cozinhei­ro Fernando Becker; a arquiteta Da­niela Brandt; o economista Willian Schneider; a enfermeira Rodaica Grigorius; o inspetor de polícia Evair John; e a assistente social Cláudia Engel. O encontro contou ainda com a presença de Marcos, do cur­so de Biomedicina da Feevale.

 

 Evair John
Inspetor de polícia em Dois Irmãos
“Enquanto as pessoas de bem dor­mem, a polícia está em atividade”, des­taca o inspetor. Ele cita uma das gran­des mudanças na história da polícia civil. “Hoje somos 5 mil e 200 policiais civis no Estado, e destes, 30% são mu­lheres. Desde que as mulheres passaram a integrar a polícia, as delegacias fica­ram muito mais humanas”, ressalta ele.







 Fernando Becker
Cozinheiro do Hashi Art Cuisine, em Porto Alegre
“Ninguém sai formado de uma faculdade como chef de cozinha, e sim, como cozinheiro. A pessoa precisa passar por diversas funções até chegar a se tornar chef. É preciso fazer o teu nome”.








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário