Blog do Jornal Dois Irmãos


30 de ago. de 2013

MORRO REUTER

Escola Rui Barbosa investe
no FUTURO dos estudantes

 A escola municipal Rui Barbosa, da localidade de Walachai, é a segunda a dar um passo impor­tante no aprendizado dos seus alunos. Na última terça-feira, dia 27, foi oficialmente fundada a Uni­somos, cooperativa escolar de Morro Reuter. Os 12 associados do 6º ao 9º ano aprovaram o estatu­to e elegeram a diretoria. “A ideia da cooperativa surgiu após uma visita de estudos a Sunchales, na Argentina, onde foram visitadas várias escolas que possuem cooperativas escolares. Também foi importante o apoio da Casa Cooperativa”, diz Pa­trícia Konrath, professora de Geografia e orienta­dora da Cooperativa Unisomos e da Coope Frans Weiler, da escola municipal Francisco Weiler, da localidade de Picada São Paulo.
O principal objetivo da cooperativa, segundo a pro­fessora, é a aprendizagem, com trabalhos de valores, resgate de valores e ajuda mútua, além de trabalhos em grupo. As atividades da cooperativa iniciaram em março, abordando temas como a história, princípios do cooperativismo, elaboração de atas e editais, e organização do sistema financeiro. Como primeiro projeto, os alunos optaram democraticamente pela fabricação de trufas de diferentes sabores, como ga­nache, coco, nozes. As delícias são comercializadas na comunidade escolar e nos eventos do município, como a Feira do Livro e Festa da Lavanda.
A cooperativa funciona na terça-feira à tarde, no turno inverso das aulas da garotada. “O principal objetivo do trabalho não é o lucro da comercia­lização, mas a aprendizagem de todo o processo e o funcionamento de uma empresa no dia a dia. Os alunos saem daqui preparados para o mercado de trabalho”, ressalta a professora. Para Mayara Quadro, 13 anos, do 8º ano, a cooperativa escolar é de extrema importância. “Acho muito bom, pois aprendemos a trabalhar muitas coisas que pode­mos utilizar futuramente no mercado de trabalho”, diz a jovem.

Vivência empreendedora
O secretário de Edu­cação e Cultura, Márcio Malgarin, destaca a im­portância dos alunos terem uma cooperativa no ambiente escolar. “É um momento de propor­cionar uma vivência empreendedora. Eles têm a oportunidade de administrar um produto produ­zido por eles mesmos”. Prestigiaram a fundação da cooperativa escolar o prefeito em exercício, Harri Becker, o secretário de Educação, Márcio Malgarin, o vereador Guido Dilkin, coordenado­res pedagógicos, o coordenador do curso de co­operativismo Everaldo Marini, a conselheira da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Magdale­na Hillebrand, e demais autoridades. Foi eleita presidenta da cooperativa Daniele Weber e para vice-presidente Gustavo Pelatti.


Festa da Lavanda já tem atrações confirmadas
 O perfume de lavanda já pode ser sentido mais intensamente em Morro Reuter, com a proximida­de da 2ª Festa Nacional da Lavanda, que aconte­cerá do dia 14 até 17 de novembro. Nesta semana, o secretário do Turismo, Rodrigo Goettems, já divulgou algumas atra­ções da programação, que promete atrair ainda mais visitantes ao município. Rodrigo confirmou as principais atrações que estarão marcando presença no evento, entre eles, Cairon e Gustavo, The Travellers, Acústicos e Valvulados, Armandinho, Megaloucos e Gabriel Valim.
O evento ainda terá atrações paralelas, como exposição comercial, industrial e agropecuária, Feira de Artes e Artesanato; exposição de máquinas agrícolas; palestras e oficinas sobre lavanda e derivados; oficinas de gastronomia e perfumaria; artesanato com lavanda; arena de shows; praça de alimen­tação; serviços gratuitos de saúde; roteiros turísticos diários; Exposição de Carros An­tigos; Encontro de Motociclistas; Passeio ci­clístico; Mateada Artística e Cultural; Baile de Terceira Idade; 5ª Caminhada Noturna e brinquedos infláveis para a garotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário