Blog do Jornal Dois Irmãos


26 de ago. de 2013

Uma hora a mais de festa

Kerb dos grupos agora vai até as 20h30 
no sábado e até as 19h no domingo

Tenente Francisco pediu a colaboração dos grupos
A polêmica sobre o horário do Kerb de São Miguel acabou. Pelo menos no que diz respeito aos grupos festivos de Dois Irmãos. A polêmica veio à tona no último dia 16, durante reunião na prefeitura, quando foi anunciado pela Brigada Militar o horário da festa: no sábado das 10h às 19h30 e no domingo das 10h às 18h. Os grupos chiaram e, na sexta-feira, dia 23, uma nova reunião foi realizada no quartel da Brigada Militar. Na pauta, além da mudança no horário, o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI).
O encontro contou com a participação do tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da BM de Dois Irmãos; do tenente Edson Maicá, comandante do Corpo de Bombeiros; da prefeita Tânia da Silva, do vice-prefeito Jerri Meneghetti e de representantes dos grupos festivos. Após quase uma hora de reunião, autoridades e grupos chegaram a um acordo sobre o novo horário: no sábado, o Kerb será das 10h às 20h30, e no domingo, das 10h às 19h. Após a batida do martelo, as autoridades foram aplaudidas pelos grupos festivos.

MUDANÇA NO HORÁRIO
No início do encontro, o tenente Francisco afirmou que é preciso um trabalho de parceria e comprometimento entre BM, prefeitura e grupos festivos. A prefeita Tânia destacou o trabalho da polícia e sugeriu aumentar o número de seguranças contratados pela prefeitura. “Sabemos que a maioria das brigas acontece fora dos grupos e que os maiores problemas se concentram nas avenidas 25 de Julho e São Miguel. Sei que há seguranças particulares nos grupos, que ninguém entra sem identificação. A sugestão é aumentar o número de seguranças nas ruas. Estes seriam contratados pela prefeitura e espalhados pela festa”, comentou Tânia.
Ela também lembrou que muitas pessoas trabalham até as 17h no sábado e só depois podem aproveitar o Kerb, por isso a necessidade de ampliar o horário. O tenente, então, confirmou a alteração. “Se é pedido seu e da comunidade, vamos acatar. Todos gostam do Kerb, vivem meses aguardando esta festa, que é tradição em Dois Irmãos. No entanto, precisamos contar com o comprometimento dos grupos para que a dispersão aconteça às 20h30 no sábado e às 19h no domingo. É a partir do término da festa que começam a se intensificar as ocorrências, e preciso contar com o meu efetivo para isso”, disse ele. “Eu preciso da ajuda de vocês. Vou deixar para os grupos a questão da dispersão nas avenidas 25 de Julho e São Miguel. Neste momento, quando acaba o som, a Brigada deve estar nas entradas e saídas do município para proteger quem está indo embora, retornando as suas casas”, acrescentou o comandante.

GRUPOS DE FORA
O vereador Léo Büttenbender chamou atenção para os grupos que vêm de fora. “O problema do Kerb não são os grupos, não são as famílias que vêm de fora. O problema são os grupos de fora da cidade que chegam com bebidas”, disse ele. O tenente concordou, lembrando que não será permitido som fora dos grupos. “Tem pessoas que vêm para cá só para tirar vantagem, e a cada ocorrência é uma viatura a menos para a segurança da nossa comunidade”, concluiu o tenente Francisco.

GRUPOS poderão apresentar um
Plano de Prevenção Simplificado
O tenente Maicá esteve na reunião para tirar dúvidas a respeito do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI). De acordo com o comandante dos bombeiros, todo evento temporário deve ter um PPCI. “É o que diz a Lei, principalmente quem colocar tenda ou uma pirâmide. Não temos efetivo para fiscalizar os lugares, mas pedimos aos grupos que colocarem pirâmides para procurar o Corpo de Bombeiros e pedir orientações”, declarou Maicá. Ele explicou ainda que, no caso de pirâmides de até 100m², pode ser feito um Plano de Prevenção Simplificado. Porém, por ser uma estrutura metálica, o Plano Simplificado deve ter RT (Reserva Técnica) de um engenheiro. Ele também lembrou que qualquer grupo, independente do espaço que ocupar, deve ter dois extintores – item mínimo de prevenção. “O bombeiro tem poder de interdição. Se houver denúncia de algo irregular, teremos que verificar. Sabemos que a comunidade de Dois Irmãos espera pelo evento o ano inteiro, que todos gostam, mas devemos trabalhar em sintonia para que a gente não fique a mercê de problemas. Precisamos trabalhar para que não aconteçam tragédias como a registrada em Santa Maria”, completou Maicá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário