Blog do Jornal Dois Irmãos


13 de set. de 2013

O cara já é um “cariúcho”

O cara falando contigo é uma conversa de gente grande que ainda traz os encantos de uma criança. 
Assim é conversar com o pequeno artista dois-irmonense Eduardo Martins, de apenas 11 anos. Hoje ele é ator e apresentador do programa “Tem Criança na Cozinha”, da Gloob, canal fechado da Rede Globo de Televisão. 
Na tarde desta quinta-feira, dia 12, ele visitou o Jornal Dois Irmãos e conversou sobre a profissão e a vida no Rio de Janeiro. O cara tá dizendo até que é um “cariúcho”. “Sou gaúcho e carioca, então sou um cariúcho”, brinca ele. 
Ele começou a carreira cedo. Já aos 5 anos participava de campanhas publicitárias. Uma das mais vistas foi a Campanha do Agasalho do Estado. De lá para cá, Edu já fez mais de 70 trabalhos, entre campanhas publicitárias, curtas-metragens e agora o programa de televisão direcionado ao público infantil. 
Nestes mais de 6 anos, Edu estampou muitas páginas do JDI. O menino que antes vinha até a redação e contava piadas, divertindo todos do jornal, hoje vem e fala de carreira, de muito trabalho e também de muita responsabilidade. O cara tá virando “gente grande”. 
Mas não perdeu a pureza e o sorriso encantador de criança e a facilidade de interagir com qualquer pessoa, jovem, adulto ou idoso. O cara é do povo.  

“Eu brinco de cozinhar”, diz Edu
O programa “Tem Criança na Cozinha” está no ar desde 15 de abril. Eduardo e os colegas de programa Luísa e Luigi misturam receitas e muita diversão. Eles já ensinaram a criançada a fazer sorvete de limão, mexidão de ovos, panquecas fantasmas, biscoitos decorados, brigadeiro, muffin salgado, entre outras delícias. “Nos divertimos muito, o programa é para o público infantil. Eu brinco de cozinhar. Sempre gostei disso, minha família adora cozinhar, acho que tenho isso um pouco por eles também”.
Ele fala da responsabilidade, que agora é maior ainda. “É meu trabalho, mas faço o que gosto e tudo acaba se tornando uma grande brincadeira. Nosso trabalho segue até as 23h, mas acabamos ficando até quase meia-noite, colocando ideias, fazendo receitas, refazendo até dar certo”, diz ele, destacando o carinho nas ruas. “As crianças chegam na gente achando que somos desenho. Começam a encostar e veem que somos iguais a eles. Ficam surpresos, é muito legal. Comentam ‘eu fiz uma receita tua’. Esses dias uma criança me disse ‘eu brinquei de ser você’. Isso é demais”, conta ele, sorridente. Sobre trabalhos futuros, destaca que por enquanto está focado no programa. “Eu estou muito focado. Estou gostando tanto desse programa que não penso no amanhã”, diz o garoto. 

“Saía pela cidade vestido de Tião” 
No tempo em que já está no Rio, Dudu conheceu muitos atores da Globo e teve a oportunidade de trabalhar ao lado de alguns deles. Uma delas foi a atriz Deborah Secco. “Quando era pequeno, olhava a novela América e adorava a Deborah Secco -todo gaúcho é apaixonado pela Deborah Secco (risos). Aí eu saía pela cidade vestido de Tião e dizia para as meninas ‘você agora vai ser a Sol’, era muito engraçado”, conta Dudu, aos risos. “Sempre pensava que tinha que ver ela, falar com ela, e agora acabei contracenando com a Deborah  em Louco Por Elas”, conta o ator mirim. Além da atriz, Dudu cita outros nomes nos quais se inspira e pelos quais tem admiração. “Gosto muito do Eduardo Moscovis, da Glória Menezes, do Wagner Moura e do Selton Mello. Conheci o Selton no Festival de Cinema de Gramado e acho ele  muito maneiro”. 

Sobre a vida no Rio
Dudu sente falta da tranquilidade de Dois Irmãos. “Aqui eu conhecia toda a cidade, andava de bicicleta sozinho. Lá é diferente. Jacarépaguá (bairro carioca) é quase maior que Porto Alegre”, diz ele, destacando que foi recebido com muito carinho. “Os cariocas adoram o Rio Grande do Sul. As pessoas me acolheram muito bem”. Para o garoto, alguns lugares do Rio são mais seguros que aqui. “Eu fazia teatro na Cidade de Deus, onde foi gravado o filme Cidade de Deus (que mostra o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus entre as décadas de 1960 e 1980). Hoje é um lugar muito tranquilo. O relato dos moradores de lá seis anos atrás é muito diferente de hoje. Parece que moram em outro lugar”.

Confira
Dudu também já fez participações em programas como “Mais Você”, da apresentadora Ana Maria Braga, na série “Louco Por Elas” e no RBS Esportes. Também já participou da gravação do “Criança Esperança”. Em outubro, estará em mais dois programas. No dia 12, Dia das Crianças, ele aparecerá no programa “Anonymus Gourmet”, ao lado do apresentador JA Pinheiro Machado. “Ele vai me ensinar uma receita e eu vou ensinar uma receita minha para ele”, adianta Dudu. Já no dia 13, o garoto participa do programa “Esquenta”, da apresentadora Regina Casé.  

Eventos no RS
No próximo domingo, dia 15, Eduardo participa do projeto Mundo Gloob, no Barra Shopping Sul, das 14h às 21h. Ele ensinará crianças de 4 a 12 anos a fazer algumas receitas fáceis. Já na segunda-feira, dia 16, a partir das 19h, participa de um desfile beneficente de lançamento da coleção Verão 2014 da Tyrol Porto Alegre, em frente à Loja no Shopping Iguatemi. Os brinquedos arrecadados nas doações serão repassadas ao Educandário São João Batista, em Porto Alegre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário