São Leopoldo, Canoas, Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Gramado são as cidades contempladas com a série de concertos “Mestres da Música Clássica”. O projeto se iniciou no último dia 24 de julho e tem apresentações itinerantes até o dia 5 de dezembro. Com o objetivo de divulgar e celebrar a obra de importantes autores do gênero, o projeto terá concertos gratuitos pelo Rio Grande do Sul.
“Encontro com Rossini” é a primeira edição da série de concertos e apresenta a obra “Pequena Missa Solene”, de Gioachino Rossini (1792-1868). Essa é a última criação do autor, também considerada uma de suas obras-primas. O compositor italiano escreveu 40 óperas entre 1810 e 1829, mas, em 1863, surgiu com sua obra-prima, a “Pequena Missa Solene”, escrita sob encomenda para a consagração da capela privada da Condessa Louise Pillet-Will. Uma composição refinada e exótica que une piano e harmônio às vozes.
Para a execução da obra foram reunidos importantes nomes da cena erudita local, sob a regência e direção artística de João Paulo Sefrin. Participam os solistas Angela Diel (mezzo-soprano), Rosemarie Oliveira (soprano), Maicon Cassânego (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono). O espetáculo conta também com o coral Madrigal Presto, Cristina Caparelli ao piano, e Christoph Küstner e Alexandre Fritzen no harmônio.
Os primeiros concertos aconteceram em São Leopoldo (dia 24) e Canoas (dia 26). Dois Irmãos recebe o espetáculo no próximo dia 8 de agosto (sábado), no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, às 20h, com entrada franca. Toda a comunidade está convidada a prestigiar. A realização local é da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com apoio da prefeitura de Dois Irmãos, Conselho Municipal de Cultura, Imobiliária Becker e Padaria Becker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário