Blog do Jornal Dois Irmãos


31 de jul. de 2015

Eleitores de Morro Reuter já podem fazer a revisão eleitoral e o cadastro biométrico


Para as eleições municipais de 2016, uma das grandes novidades para os eleitores de Morro Reuter será o sistema biométrico (através da impressão digital). O cadastro biométrico e a revisão eleitoral já podem ser feitas no Cartório Eleitoral, mas o prazo oficial começa a valer no dia 24 de agosto, tendo que ser concluído em três meses. 
Com o cadastro, o eleitor não vai precisar mais de nenhum documento para votar. Basta pôr a digital dos dedos polegares ou indicadores no aparelho para a leitura da digital. A foto estará anexada no livro de votação, possibilitando que o mesário confira a identificação do eleitor. “A revisão terá que ser realizada porque o número de eleitores é muito próximo do total de habitantes. A revisão e o cadastro são obrigatórios, caso o eleitor não compareça terá seu título cancelado”, explica Renato Souza Fritz, chefe do Cartório Eleitoral.
O não comparecimento do eleitor ou a não comprovação domiciliar implica no cancelamento do título. O título eleitoral é um documento importante, sendo exigido para concursos públicos e emissão de outros documentos, por exemplo. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Morro Reuter conta com 5.012 eleitores. No Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Morro Reuter tinha, em 2010, 5.676 habitantes. Renato destaca que já há uma tratativa com a prefeitura para instalar uma Central de Atendimento ao Eleitor no município, facilitando desta forma o deslocamento dos munícipes. Esta será a terceira revisão eleitoral que ocorre no município, sendo que a última foi realizada em 2007. 
A data das eleições de 2016 ainda não foi confirmada pelo TSE, mas possivelmente será no dia 2 de outubro. Já o segundo turno deve ocorrer no dia 30 de outubro.

Documentos necessários
O procedimento é simples e consiste na revisão dos dados dos eleitores, além da coleta das digitais, assinatura eletrônica e foto. Os documentos necessários são: documento de identificação (exceto passaporte), Título de Eleitor (se possuir) e comprovante de domicílio ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário (contas de luz, água, telefone). Na votação em outubro de 2016, o eleitor já passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

Dificuldades de deslocamento
Renato Fritz ressalta que, se houver alguém com dificuldade de locomoção ou acamado, é necessário entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Dois Irmãos pelos telefones (51) 3564- 1986 ou 3564-6533, de segunda a sexta, das 10h às 17h. O cartório fica situado na Av. São Miguel, 350, Centro de Dois Irmãos.

Cadastro biométrico para eleitores de Dois Irmãos
O cadastro biométrico também está disponível para os eleitores dois-irmonenses que procurarem o cartório. “Ainda não há datas e prazos para o cadastro biométrico dos eleitores de Dois Irmãos, mas já estará sendo feito o registro das pessoas que comparecerem ao cartório”, diz Renato, destacando que o cadastro dos 22.190 será impossível até as próximas eleições. Quem estiver cadastrado votará pelo sistema biométrico e os demais votarão pelo sistema biográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário