Equipe da biblioteca publica e Departamento de Cultura no Lounge |
Cultura, diversão e lazer é o que não vai faltar em Dois Irmãos nos próximos dias. Começou hoje a 24ª edição da Feira do Livro de Dois Irmãos, que se estende até o domingo, dia 25, com uma programação diversificada, trazendo atrações para todos os públicos. O evento teve início logo pela manhã, às 8h30, sendo a primeira atividade o Despertando com o Desporto, em que o público presente participou de uma sessão de alongamento, entrando já no ritmo intenso da feira, que está recheada de atrações.
A 24ª Feira do Livro acontece na área coberta da Praça do Imigrante e tem como tema “Cinema e Literatura”. O dia hoje foi marcado pela presença das escritoras Marô Barbieri e Jane Tutikian, que estiveram no local em um bate-papo com o público a respeito de suas obras. Além delas, outra grande atração do evento foi o espetáculo “Quando Crescer Quero Ser Criança”, da ParaNóia Produções, que divertiu os presentes, principalmente as crianças. A partir das 18h30 acontece a abertura da Noite de Talentos com os alunos das escolas de Dois Irmãos, que ocorre até as 20h30.
OUTRAS ATRAÇÕES
Além dessas programações, o local ainda conta com outras atrações, como a Oficina de Ilustração, com a desenhista Ariadne Decker, que estará ensinando técnicas de desenho e ilustração para crianças e professores. A oficina ocorre na sala de vidro, espaço criado para o evento. Além desse, foi organizado também um lounge, espaço mais reservado preparado pela Biblioteca Pública e Departamento de Cultura, onde as pessoas podem ficar mais à vontade para lerem seus livros, nos sofás, pufes e mesas do local ou, até mesmo, descansarem. Nesse espaço, inclusive, estão à disposição livros, que foram arrecadados através de doações, e que podem ser levados pelo público.
VALE-LIVRO
De acordo com informações da chefe do Departamento de Cultura, Solange Kamphorst, os professores efetivos da rede municipal receberão um vale-livro no valor de 30 reais, que poderá ser utilizado para adquirir uma das obras que estão à venda no local. “A proposta do vale-livro é que ele sirva como uma ferramenta de aprimoramento para seus estudos”, afirma Solange, ressaltando que o vale-livro será repassado aos professores no próprio local do evento ou, então, pelas equipes diretivas das escolas.
Expectativa da livreira
O dia começou cedo para a livreira de Novo Hamburgo, Helena Ziegler, 65 anos, para retomar a Dois Irmãos e atender dentro de sua banca os leitores da Feira do Livro. “A expectativa está muito boa, se comparar com as outras edições da feira. A população daqui realmente prestigia o evento literário”, conta Helena, que participa pela oitava vez.
A Book Haus, banca de Helena, oferece variadas obras e estilos para agradar a todos os leitores. Livros que variam de R$ 0,50 até R$ 170, segundo Helena.
ELES ESTÃO ADORANDO
Mãe da pequena Paola e também de Lana, Schirlei Rossa afirma que está adorando a programação do evento e que pretende voltar nos próximos dias. “Acho bacana essas atrações aqui na feira, como espetáculos, por exemplo. É uma forma de despertar a atenção das crianças menores e incentivá-las a ler. Inclusive já compramos alguns livros”, destaca ela.
A estudante Bruna Paola de Oliveira, 9 anos, da escola Arno Nienow (Navegantes), não perdeu tempo e também já adquiriu um livro. “Achei muito divertido. Tem todo quanto é tipo de livro. E eles permitem que a gente sempre aprenda mais do que sabemos”, destaca a menina.
A professora da escola Matheus Grimm (Portal da Serra), Patrícia Doerr veio acompanhada da sua turma de educação infantil, que prestigia o evento pela primeira vez. Para ela, essa tem sido uma excelente oportunidade de contagiar as crianças com o hábito da leitura. “Nós já vínhamos trabalhando com algumas obras em sala de aula. E isso acabou empolgando eles ainda mais a participar”, relata a professora, destacando, inclusive, que todos os alunos trouxeram dinheiro para poderem comprar alguma obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário