Blog do Jornal Dois Irmãos


23 de ago. de 2013

Expointer começa neste sábado

Claudio vai expor vaca da raça franqueira
Começa neste sábado, dia 24, a 36ª Expointer, no Parque de Expo­sições Assis Brasil, em Esteio. A maior feira agropecuária da Améri­ca Latina terá 4 mil animais de 150 raças diferentes em exposição. A abertura para o público será às 9h. No entanto, a partir das 8h já será re­alizada uma prova do Freio de Ouro e um julgamento de equinos. Os in­gressos custam R$ 10. Estudantes e idosos têm direito à meia-entrada. Crianças até 6 anos acompanhadas entram de graça. O estacionamento custa 25 reais por carro, dando di­reito ao ingresso do motorista. O horário da feira é das 8h às 20h30.
Claúdio Falkoski, 56 anos, do Sítio Ecológico Falkoski, é um dos exposito­res de Dois Irmãos na Expointer 2013. Este ano, no entanto, ele não vai expor produtos da sua propriedade no Travessão Rübenich. Através da Associação Brasileira de Cria­dores de Bovinos Franqueiros (ABCBF), da qual é associado, Cláudio levará uma vaca da raça Franqueira. “Vou expor pela segunda vez como pecuarista, e a minha vaca foi selecio­nada pela associação em função das orelhas e do focinho pretos, características da raça”, diz ele, com boas expectativas. Será sua 10ª parti­cipação na Expointer – oito vezes com produ­tos orgânicos e duas como pecuarista. A vaca foi transportada ontem até Esteio com o cami­nhão boiadeiro da prefeitura de Dois Irmãos.

CULTURA

Além da exposição de ani­mais, máquinas e implementos agrícolas, a Expointer 2013 tam­bém terá uma extensa progra­mação cultural, que abre neste sábado, às 14h, com o Grupo Andanças - Brasil fazendo uma homenagem ao Dia Internacional do Folclore (22 de agosto). Será realiazado um grande painel de danças folclóricas do mundo. Já no próximo dia 27, às 17h, Raul Quiroga realiza um espetáculo reunindo a música nativista do Rio Grande do Sul ao canto po­pular do Uruguai (país homena­geado esse ano). Diariamente, no palco principal e nas ruas do parque, haverá apresentações diversas de bandinhas alemãs, danças e corais africanos, italianos, alemães e portugueses; e música regional nativista, entre outras atrações. Essa diversidade proporcio­nará ao público e aos artistas o intercâmbio entre as diversas culturas através de espetá­culos qualificados de música, dança e circo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário