Brigada Militar determina festa das 10h às 19h30 sábado
e das 10h às 18h domingo
Na última sexta-feira, dia 16, representantes de sete grupos festivos, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e membros do Departamento de Turismo participaram de mais uma reunião sobre o Kerb de São Miguel, que acontece no final de setembro. Entre as questões colocadas durante a reunião, uma delas, em especial, está provocando polêmica, principalmente entre os grupos festivos: o horário de início e término da festa. No sábado, dia 28, o horário estipulado é das 10h às 19h30, e no domingo, das 10h às 18h, quando devem ser encerrados o som e a distribuição de bebidas.
O tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, explica as razões que levaram à decisão. “O horário foi definido por questões de segurança. É um evento que reúne muito público e precisamos contar com um número muito expressivo de policiais. Depois de certa hora, as ocorrências passam a aumentar, temos muitos casos de Maria da Penha, embriaguez ao volante, tentativas de estupro, e precisamos garantir a segurança de toda a comunidade, dos que integram os grupos festivos e das demais pessoas de Dois Irmãos. Além disso, no ano passado tivemos problemas com cerca de quatro grupos que não respeitaram o horário estabelecido”, comenta o tenente Francisco. “As pessoas que moram no Centro, onde acontece o evento, também querem ter o direito de ir e vir, de poder ter acesso às suas casas”, acrescenta o comandante.
De acordo com João Luiz Weber, secretário de Turismo de Dois Irmãos, a administração irá respeitar e acatar a decisão da Brigada Militar. “O horário foi definido por eles. A prefeitura gostaria de espichá-lo, mas não temos a concordância da Brigada Militar. A autoridade de segurança é a Brigada e a prefeitura irá acatar a decisão que foi tomada”, informa ele. De acordo com Gabriel Lauxen, representante do grupo festivo Só Chopps, o horário já está sendo contestado. “Como vamos parar de distribuir chopp tão cedo se temos integrantes nos grupos que param de trabalhar no final da tarde de sábado? Nas outras reuniões, a sugestão era de que o Kerb no sábado fosse até as 21h e no domingo até as 20h. Aí, na sexta-feira, eles chegaram lá e simplesmente comunicaram do horário que tinha sido definido”, comenta Gabriel.
Logo mais, na sessão da Câmara de Vereadores, integrantes de grupos festivos pretendem se reunir para expor sua posição ao Poder Legislativo. A sessão começa às 19h. Antes, às 18h, será realizada sessão solene em homenagem ao Dia do Estudante, com a participação de alunos na tribuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário