Blog do Jornal Dois Irmãos


29 de out. de 2013

Situação e oposição voltam a trocar farpas sobre saúde

A saída da Allmed e do diretor técnico do Hospital São José repercutiram na sessão desta segunda-feira. De um lado, a situação elogiou a atitude da administração municipal. De outro, vereadores da oposição lamentaram o fracasso na gestão da saúde até o momento. Na sexta-feira, dia 25, o diretor técnico João Paulo Fischer protocolou a demissão da equipe que prestava atendimento de clínica geral no hospital. O motivo foi a exigência da prefeita Tânia da Silva e do secretário de Saúde, Jerri Meneghetti, em afastar dois médicos envolvidos no caso do homem que morreu no Postão 24h. A família alega que ele teve o atendimento negado. João Paulo pediu prazo de 30 dias para resolver a questão, mas a administração não atendeu. Assim, ao meio-dia de sexta-feira, foi protocolada a saída da Allmed do hospital. as na saúde pública de Dois Irmãos preocupam:
- Sei de outros médicos do 24h que devem pedir afastamento em breve. Essa situação preocupa, e digo, aqui, que a Tânia e o Jerri não têm culpa do que está acontecendo. Temos que olhar onde está o problema. Na sexta, mesmo, uma médica disse que cansou de trabalhar no Postão, pois às vezes chegam pacientes que já exigem o que querem do médico sem deixar falar. Em boa parte, nós também somos culpados em exigir. Torcemos para que daqui para frente a Tânia e o Jerri acertem o caminho.

Foi só marolinha, diz Leonel
Leonel Dornelles (PTB) criticou os profissionais da saúde por tentar criar uma crise, referindo-se à saída da Allmed. Ele disse também que houve chantagem:
- O diretor disse que não teria como substituir os médicos, mas eles foram afastados até para preservar sua integridade. Esses profissionais ganham 85 reais por hora para atender. Num plantão de 24h, dá mais de 2 mil por dia. Não podemos aceitar que esses profissionais se dêem ao luxo de negar atendimento. Ainda bem que a administração agiu rapidamente. Em anos anteriores, várias vezes colocaram o dedo na cara das autoridades e elas abaixavam a cabeça para os médicos. Quem ganha 85 reais a hora tem que dar atendimento de primeiro mundo.
O vereador do PTB ainda ironizou a oposição e alfinetou a equipe que saiu do hospital:
- Para quem sempre cobra agilidade do governo, digo que nunca vi um problema que poderia se tornar um tsunami ser transformado numa marolinha em questão de duas horas. Não podemos ser manipulados por algumas pessoas que querem comandar a saúde na cidade.

Gestão da saúde é um fracasso!
Joracir Filipin (PT) discordou dos elogios da situação e afirmou que a gestão da saúde é um fracasso.
- A população começa a ter dúvidas, pois se prometeu tanto e, quase um ano depois, o que se viu até agora é mau atendimento. A gestão na saúde é um fracasso! Precisou morrer alguém para tomarem providências. No governo anterior, os vereadores da oposição fizeram protesto usando camiseta preta. Hoje são os familiares de quem morreu que vestem preto. Na época, a Tânia e o Jerri diziam que faltava “vontade política”. E agora? Agora, falta competência!
O vereador Paulinho Quadri (PMDB) voltou à questão do salário dos médicos:
- Não podemos esquecer que médicos concursados ganham 34 reais por hora, e esses salários precisam ser melhorados. Não digo que está errado ganhar 85 reais, mas é preciso rever a situação de quem ganha 34. A Tânia e o Jerri devem olhar isso. Tem médicos concursados que são verdadeiros heróis – afirmou. 
Ele também rebateu as declarações da oposição sobre a gestão na saúde em Dois Irmãos:
- Vocês ainda vão ouvir falar muito da Tânia e do Jerri. Eles estão botando a casa em dia e a saúde, se Deus quiser, vai para os eixos – declarou o peemedebista.

Vão ouvir falar bem ou mal
O presidente Jair Quilin (PDT) aproveitou para um breve comentário a respeito da saúde pública:
- Esperamos que a marolinha não se transforme em tempestade. Se em duas horas estava resolvido, é porque tinham isso em mente. É claro que nós vamos ouvir falar da Tânia, bem ou mal. Mas a saúde precisa melhorar. Ainda no sábado, às 3h da manhã, uma garota foi ao Postão e a médica disse que não tinha estudado oito anos para atender bêbado – comentou o presidente.
Filipin voltou a se pronunciar no espaço de líder de bancada e bateu forte com a mão na tribuna:
- Já ouvimos falar muito da Tânia, e as pessoas estão falando muito mal. Mentiram para o povo. Prometeram saúde de primeiro mundo, mas a gente só vê problemas.
O peemedebista Paulinho Quadri não deixou por menos e ironizou a postura do colega:
- Vocês estão nervosos? Pois vão ficar muito mais nervosos a partir do ano que vem, quando a Tânia terminar de pagar as contas que vocês deixaram. Ela ainda vai fazer muito por Dois Irmãos - alfinetou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário